Embora mais de um milhão de pessoas já tenham fugido do país, centenas de milhares continuam vulneráveis na Ucrânia uma vez que o exército russo continua a avançar. Entretanto, as igrejas e líderes Nazarenos demonstram compaixão e hospitalidade ao comunicar a presença de Deus numa época agitada.
À medida que a crise na Ucrânia aumenta, os trabalhadores da Igreja do Nazareno estão a procurar um abrigo para as suas próprias famílias enquanto também trabalham para a segurança e provisão dos outros. O Pastor Nabil, de Odessa, está a alojar refugiados tanto na igreja como na própria casa. Andriy, um pastor em Kyiv, ajudou a coordenar o fornecimento de alimentos e mantimentos, como fraldas, a mães solteiras e crianças. O pastor Sergei conduz por zonas instáveis ao fazer constantes viagens até à fronteira para transportar refugiados. A Pastora Svetlana está a cuidar da congregação, que consiste maioritariamente de membros com deficiências, ao entregar alimentos e cuidar das necessidades básicas.
Os trabalhadores Nazarenos nos países vizinhos também estão a ministrar de forma criativa. Líderes na Moldávia, Hungria, Roménia e Polónia estão na fronteira a ajudar com traduções, fazer comida e a criar espaço para receber os refugiados nas próprias casas. Rafi Habib é pastor e coordenador dos Ministérios Nazarenos de Compaixão na Polónia. Natural da Síria, Rafi e a família tornaram-se refugiados há sete anos quando foram forçados a fugir do conflito no próprio país. Depois de chegar à Polónia, Rafi e a mãe, Lena, plantaram duas ngrejas Nazarenas de língua árabe. Agora, ele está na fronteira e acolhe refugiados ucranianos com comida, água, mantimentos e um caloroso sorriso.
Esta semana, Teanna e Jay Sunberg – missionários que servem a Igreja do Nazareno no Campo da Europa Central – viajaram até uma cidade fronteiriça na Polónia, onde estão a chegar refugiados da Ucrânia. Teanna descreve a rede de compaixão que ela e os voluntários estão a testemunhar, enquanto cada um está a desempenhar o seu papel para ajudar, contam a história de uma mulher ucraniana chamada Sveta*. Numa viagem angustiante que envolveu uma avaria do automóvel, foi entre a hospitalidade de desconhecidos e mensagens de texto que chegaram vários países e continentes, que Sveta acabou por encontrar um local de refúgio na Hungria. Em noventa minutos, conta Teanna, oito desconhecidos comunicaram através de uma rede que representa quatro organizações missionárias em quatro países e dois continentes. Sveta conseguiu garantir um lugar para ficar noutro país mesmo antes de chegar à fronteira. A Teanna partilha esta história para descrever como é uma resposta à crise centrada em Cristo no século XXI. “São pessoas de várias origens, com conjunto de habilidades e etnias diferentes que dão prioridade a um ato de amor e boas-vindas”, explica Teanna.
A igreja continuará a responder a esta crise nos dias, semanas e meses que se avizinham. Aqui pode ver a entrevista que o Superintendente Distrital da Ucrânia Volodymyr Masyuk e esposa, Sylvia Cortez, deram ao programa Today da NBC. Pode, também, seguir os Ministérios Nazarenos de Compaixão no Facebook, Twitter e Instagram para acompanhar as atualizações sobre o trabalho da igreja na Ucrânia e na fronteira.
*Nome foi alterado por motivos de proteção.
Como Pode Ajudar
Ore
Ore pelas pessoas que estão a viver a crise na Europa de Leste em primeira mão. Ore pelos que procuram abrigo na Ucrânia, pelos que se deslocam para outros países e pelos que sofrem com as perdas que já vivenciaram. Ore por aqueles que estão mais vulneráveis, incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiências e aqueles com condições de saúde que necessitam de medicação. Ore pelos líderes das igrejas e pelas igrejas que estão a responder às necessidades que lhes rodeiam. Por fim, oremos pela paz. Se quiser enviar uma oração ou uma nota de encorajamento, visite ncm.org/pray.
Dê
Igrejas e pessoas individuais à volta do mundo podem apoiar através do Fundo NCM Eurasia North Field Crisis. As doações irão para o apoio de emergência associado ao transporte, abrigo, comida, água e mantimentos essenciais. Para apoiar as igrejas enquanto cuidam das pessoas que ainda estão na Ucrânia e aqueles que viajam da Ucrânia para os países vizinhos, doe hoje: ncm.org/Ukraine.